top of page

Li Marie Kondo e vi que minha casa é uma bagunça.

Quando lia alguma coisa sobre personal organizer sempre ficava com uma preguiça imensa e pensava que isso não era pra mim. Logo eu, O SENHOR ORGANIZAÇÃO-VIDA-EM-ORDEM? Pois bem, caí do cavalo.

Estava em um workshop e a palestrante citou uma famosa personal que tinha revolucionado os métodos de organização, utilizando técnicas que partiam do interior da pessoa para o externo, a japonesa Marie Kondo. Como um bom curioso, cheguei em casa, entrei em um site de compras e adquiri " A Mágica da Arrumação", o primeiro livro dela que já vendeu mais de 2 milhões de cópias! É livro a beça... É MUITO LIVRO. Porém, depois dessa foto abaixo, esse número irá triplicar, acompanhem:

Obcecada por organização desde criança, Marie também sofria com o efeito rebote da bagunça, até criar esse método, o KonMari ( ela gosta mesmo do nome). Para a autora, as técnicas ensinadas vão além da organização de gavetas e prateleiras, são uma forma definitiva de acabar com a bagunça.No livro, ela explica que a nossa organização exterior reflete na interior e vice versa. Quando tratamos com carinho e respeito a nossa casa, nosso interior também é beneficiado. Por isso, separei algumas das dicas que na minha opinião são sensacionais nesse livro e no método. VEM COMIGO.

1- O Método É bem menos técnico do que aqueles que vemos dando formas precisas e milimétricas sobre como arrumar. Ele usa muito mais do instinto e sobre o que te traz alegria na casa.

2- Organize por categoria, não por ambiente

Aquele costume de ir arrumando por comodo, segundo Miss Kondo, está errado. Como eventualmente temos objetos iguais espalhados pela casa toda, não vai adiantar nada você arrumar a prateleira de livros do escritório sendo que você tem livros na casa toda. Possivelmente quando você precisar colocar os livros no lugar que já está arrumado, vira tudo uma zona de novo. Resumidamente, se você acumula canetas( essas de promoção ou até mesmo aquelas com glitter), junta todas e veja o que REALMENTE você precisa. A ordem que ela sugere é essa:

Roupas Como se desfazer daquele shorts furado maravilhoso que você adora usar pra assistir Masterchef na terça de noite ou aquela camiseta do campeonato de queimada que você ganhou aos 10 anos, simplesmente ocupam mais espaço do que são necessárias?

Acabou. Nessa parte fiquei com raiva dessa japonesa, mas entendi e tive que concordar.

Livros Ela não fala pra você deixar de ter uma biblioteca incrível com os títulos que você tem carinho especial e com mensagens de pessoas que você ama. Mas sabe aqueles livros que você ganhou em um amigo secreto, que possivelmente você NUNCA irá ler? Honestidade galera, eles existem e vocês sabem. Livre-se. Papelada

Nem preciso falar que nessa parte você vai se deparar com uma cartinha do ex-namorado/ namorada embuste que você nem lembrava que existia. Guardar isso pra que?

Itens variados

Botões, canetas, material de artesanato… Crie um espaço pra eles, só os necessários, mas mantenha. Nunca se sabe quando vamos precisar desses objetos! 3- Caixas organizadoras, não. Pare de comprar todo tipo de caixa organizadora que ver pela frente. Elas ocupam muio espaço, além de " esconder" o que realmente está guardado. Isso faz com que você acumule mais e mais coisas!

4- Dobre as roupas de forma correta e as deixe tudo visível!

Dobrar é a parte mais chata dessa arrumação, mas elas permitem que as roupas fiquem em pé direitinho e ganhe mais espaços. Olha a cara de serenidade de quem sabe dobrar desse jeito desde que nasceu:

5- Curtir o momento Para executar bem esse método, uma sugestão da Marie Kondo, é você se entregar a esse momento. Não adianta colocar aquela playlist batekoo e sair dançando com as roupas pro ar. A ideia é que você coloque musicas suaves e tranquilas, afinal é um processo que pode mexer um pouco com seus sentimentos em relação as coisas materiais. Trabalhar o desapego material, influencia muito no nosso interior.

6- Moeda é dinheiro

A maioria de nós negligencia as moedas recebidas como troco,ou deixamos as moedas na superfície de algum móvel da casa.

O fato é que moeda também é dinheiro e deve ir para a carteira para ser usado e não ficar parado dentro de alguma gaveta ou no fundo da bolsa. Cultive o hábito de utilizar suas moedas sempre.

7- Guarde somente o que te traz felicidade
Separe tudo em 3 pilhas: Descartar, doar e guardar. Pegue cada peça dessas que você separou como descarte e entenda se ela te traz algum tipo de felicidade. Parece estranho pensar que um moletom ou um guia de viagem pode te trazer felicidade, mas é verdade. Se você simplesmente deixa coisas que te fazem feliz, você guardará todas elas com muito carinho e toda vez que chegar perto delas, só sentirá felicidade. Marie diz que se desfazer dessas coisas, não é deixar quem você foi pra trás, é simplesmente valorizar quem você é hoje e o que te faz feliz! Se você quer saber mais sobre o método, o livro está disponível em muitas livrarias com preço MUITO bacana, em torno de R$20,00 um exemplar que pode fazer muita diferença na sua vida! Terminamos esse post, com essa serenidade oriental olhando pra você e te ensinando a mudar!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page