top of page

Guia do Piso Vol.2: Tipos de Porcelanato

Chegou a hora de separar os tipo de porcelanato em polidos, acetinados ou esmaltados.

Para você que achou que era tudo igual, tudo farinha do mesmo saco, saiba que Na- na- não.

Bora lá que vamos te ajudar!

Porcelanato Polido

O porcelanato polido, também é conhecido por porcelanato técnico, e é o tipo mais comum desse piso. É aquele brilhosão, que muita gente entende unicamente como porcelanato porque foi o primeiro tipo desse produto que dominou o mercado.

Muita gente faz desse material sinônimo de status, luxuria, riqueza e poder, mas vamos devagarzinho para entender melhor o que ele pode oferecer:

Vantagens

Brilho: é isso, SUPER BRILHO.

Fácil de limpar: muito fácil para limpar, basta um pano úmido para voltar as características originais do piso mas lembre-se: nada de usar produtos corrosivos na limpeza. Detona a cera protetora.

Alta resistência: o porcelanato técnico é muito conhecido por sua durabilidade que costuma ser ótima, o que garante o uso do piso por anos e anos sem problemas...

Baixa absorção: esse revestimento é fabricado a partir materiais que são submetidos a altíssimas temperaturas, e por isso é bem resistente a absorção de água, o que permite ser utilizado em áreas que tenham contato direto com água.

Variedade de estampas: Diferente do que se pensa, hoje os porcelanatos polidos já passam por um novo método de impressão digital antes da aplicação da camada protetora, o que permite uma grande variedade de estampas geralmente em alta definição.

Desvantagens

Brilho: SIM, é bom e ruim dependendo do seu nível de neura com a casa. Isso acontece, porque ao mesmo tempo em que é lindo, o brilho marca tudo. Pés descalços já viram manchas bem marcadas até você correr com o pano para tirar.

Possibilidade de riscos: Riscos todos os pisos tem, porém devido ao brilho, os riscos aparecem muito mais neles. Outro fato importantíssimo é que não são indicados de forma alguma para regiões litorâneas e espaços com saída direta pra rua. A areia é a maior inimiga desse piso.

Escorregadio: Resumidamente: em locais que recebam água, o piso vira pista de patinação.

Arrasa no maiô!

Dica extra:

Quando você receber seu porcelanato polido, não se assuste se ele chegar com aspecto opaco. É apenas a cera protetora que alguns fabricantes utilizam para armazenamento.

Para finalizar o processo, você precisa usar um removedor de ceras de porcelanato, seguido de um selador para fechar os "poros" do piso.

Caso você já tenha ouvido alguém dizer que esse tipo de piso mancha por tudo, tenha CERTEZA que esse processo não foi feito.

Acetinado adj.Que tem a aparência, o brilho do cetim: pele acetinada

Possui 9 letras Possui as vogais: a e i o Possui as consoantes: c d n t A palavra escrita ao contrário: odaniteca

Vrá!

Vantagens

Alta resistência a riscos: Diferente do Polido, ele resiste mais a riscos, porém, ainda tem um pouco de brilho.

Menos manchas: mais uma vez a ausência de brilho contribui para o piso, inclusive, quando o assunto é manchas.Dentro de box ele é uma ótima escolha, porque não fica com manchas de shampoo e sabonete,por exemplo.

Menos escorregadio: Menos liso, porém também fácil de limpar. Ótimo para áreas molhadas que precisem de mais manutenção.

Desvantagens ( quase nenhuma )

Não tem efeito natural: Normalmente vai ter cara de piso mesmo, não parece pedra natural, nem tem textura similar a materiais naturais, ou seja, tem cara de piso.

Troca: Praticamente impossível colocar piso sobre piso nesse material, em caso de reforma geralmente o jeito é tirar tudo.

Esmaltado

É o ideal quando estamos buscando texturas e acabamentos diferentes, durabilidade e praticidade, muitas vezes podemos confundi-los com pisos cerâmicos, principalmente quando não são retificados( acabamento de corte extra, que deixa as bordas mais retas).

Vantagens

Variações de acabamentos:permite relevos, estampas em alta definição que imitam pedra, ferro,madeira, tecido, folhas e tudo mais que você puder imaginar.

Menor absorção de água: o esmalte é um excelente aliado para combater a absorção de água e por isso é ideal para áreas externas e úmidas, tendo menos machas e arranhões.

Fácil de cuidar: Fácil de limpar, um paninho resolve, não absorve sujeira, substitui pedras naturais esteticamente com muito mais praticidade de manutenção.

Desvantagens

Você já ouviu falar naquele sistema chamado PEI milhões de vezes, mas nunca sabe como usar?

É aqui que ele é útil.

A classificação vai determinar onde e como usar o porcelanato esmaltado.

Algumas fábricas nos últimos anos, passaram a classificar seus pisos em "locais de uso", o que é uma classificação mais completa, mas não é normatizada nem regulamentada para existir um padrão.

Nesse caso, vamos ficar de olho no PEI:

PEI 1: indicado para áreas com pouquíssimo atrito, por isso a instalação em paredes é mais recomendada.

PEI 2: tem baixa resistência e é indicado para áreas com pouca circulação.

PEI 3: intermediário do grupo, e por isso já tem maior durabilidade e pode ser instalado dentro de casa.

PEI 4: a qualidade já é bem maior e a instalação pode ser feita em áreas com mais circulação como hall de entrada e salas.

PEI 5: considerado o de melhor resistência e por isso sua durabilidade é maior. Pode ser usado em áreas externas e com muito fluxo de pessoas.

Lembrete: Não adianta chegar na loja pedindo tudo PEI 5, porque nem sempre é necessário e geralmente eles tem texturas mais agressivas e porosas.

Ficou claro como escolher seu porcelanato?

Tem dúvidas ou viu que falamos besteira? Mande sua sugestão para nós no laranjalimacasa@gmail.com que vamos adorar!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page