top of page

Guia do piso Vol.1 : Cerâmica ou Porcelanato?



A dúvida na hora de escolher o piso certo na nossa obra é iminente, até mesmo porque existem tantas especificações diferentes desse material, que quando nos deparamos com a infinidade de opções nos mostruários das lojas, a expressão que melhor define é: barata tonta.

Por isso, depois do nosso guia de pintura, vamos falar um pouco sobre como escolher o piso ideal para a sua necessidade.



Vamos dividir esse tema, porque tem que ser didático e não queremos fazer um textão enjoado e longo de se ler.

Ok? Ok.




O primeiro fator a decidir é se você vai optar por pisos cerâmicos ou porcelanatos, porque ao contrário do que muitas pessoas dizem, os pisos cerâmicos não são necessariamente produtos de baixa qualidade (alguns são um pouco ruins sim, mas não todos), eles só tem características e especificações diferentes.

A diferença basicamente está na tecnologia de produção.


Os porcelanatos possuem um processo tecnologicamente mais complicado e mais caro, o que faz com que a produção seja mais “controlada” do que a produção cerâmica. Eles são feitos com uma mistura de porcelana e diversos outros minerais, passando por uma queima a mais de 1200 graus. Sendo assim, o porcelanato se torna mais homogêneo e menos poroso, tornando mais resistente para locais de alto trafego como shoppings e ambientes comerciais.

O espaçamento entre as peças é menor, o que deixa o piso com aspecto mais uniforme, absorve menos água e geralmente é mais resistente ao atrito.

Além disso, o porcelanato criou a possibilidade de encontrarmos inúmeros tipos de estamparias para acabamento como mármores, madeiras, desenhos e até fotos!

Lendo isso, você já deve estar pensando: “O porcelanato definitivamente é melhor do que a cerâmica”…

RESPOSTA ERRADA, melhor é ponto de vista.


As cerâmicas são muitas vezes mais charmosas e com um acabamento mais interessante do que o porcelanato. O resultado estético está além das qualidades técnicas do produto e dependendo do padrão da peça, do tamanho, dos rejuntes e de como o material se harmonizará com o restante do espaço, elas são a escolha ideal.

Existem belíssimas cerâmicas artesanais, rústicas, que tem um acabamento muito difícil de se conseguir com o porcelanato, por isso lembre-se: Cada uma tem sua beleza especifica e adequada para cada local de uso e principalmente em uma época em que adoramos reproduzir ladrilhos hidráulicos e revestimentos retrôs, os originais ainda são os mais valorizados!

No próximo post, vamos falar sobre a diferença entre os porcelanatos: Polidos, acetinados e esmaltados... Cola com a gente!

Curtiu, tem dúvidas, sugestões ou falamos besteira?

Mande pra nós que vamos amar.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page