top of page

Guia do pintor amador volume 1


Pintar a casa é como usar roupa nova, fazer a barba ou pintar o cabelo... Uma repaginada sem precisar de cirurgia plástica. Mas uma das coisas mais difíceis é a escolha quando chegamos na loja pra decidir qual é o tipo certo para atender à necessidade naquele momento e espaço. Por isso, fizemos esse guia prático pra você não se perder nas lojas e ter o resultado que você busca.




A primeira coisa que devemos saber é o tipo de acabamento que estamos buscando: Fosco, fosco aveludado, semi-acetinado, acetinado ou semi-brilho. Cada uma delas vai causar uma sensação específica no seu espaço, além, óbvio, da lavabilidade de cada uma.



Acabamento fosco

Acabamento acetinado

Acabamento Semi-brilho

A fosca é a menos lavável, a semi-brilho é super lavável. Ou seja, quanto mais brilho, mais fácil de limpar.

Podemos pensar que a tinta semi-brilho seria a escolha correta, porém essas tintas tendem a mostrar mais imperfeições nas paredes, o que pode gerar uma finalização não muito boa. Nesse caso, o melhor é optar por tintas com menos brilho.

Caso você tenha aquele bebê que adora encher as paredes de mãozinhas ou, assim como eu, uma gata que faz le parkour nas paredes, o ideal é buscar alguma que seja mais lavável. Dese jeito, vai durar mais.

No mercado hoje encontramos basicamente dois tipo de tintas; acrílicas e PVA. Ao contrário do que se acredita, tintas PVA não são de baixa qualidade, simplesmente tem uma composição diferente, para locais de usos diferentes e também acabamentos diferentes. Normalmente, elas proporcionam um acabamento fosco aveludado (lindo), sofisticado, mas com menor grau de lavabilidade.

Tintas acrílicas são as mais comuns hoje e as com melhor custo/benefício por proporcionarem todos os tipos de acabamento e durabilidade. Algumas são especificadas como "sem cheiro", o que não significa que elas não tenham cheiro algum, elas simplesmente secam muito mais rápido do que as mais comuns e as PVAs. As acrílicas também podem oferecer benefícios como antimofo ou bactericida. Algumas chamadas emborrachadas são excelentes para fachadas pois são tintas elastoméricas, ou seja, não racham com a contração das paredes devido as intempéries do tempo.

Outro detalhe importante é lembrar que as cores que vemos nos leques das marcas nem sempre chegam exatamente no tom quando as colocamos na parede. Isso acontece porque as cores sofrem várias influências como a cor do piso, iluminação e tipo de tinta utilizada. Por isso, o ideal é levar uma amostra para testar na parede antes de fazer a compra total do produto, para não querer voltar na loja e arrancar um pedaço da orelha esquerda do vendedor.

Vamos continuar fazendo esse guia prático pra você virar o mestre da pintura amadora e mandar bem.

Tem dúvidas ou sugestões? Mande pra gente!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page